sexta-feira, 19 de junho de 2020
#01 Dica expressa - Expresso 01 - Reflexão sobre o racismo
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEh69mvJ5h5b8UpKfiJCjmXwesH7GiqDS5UW-tHVRC5HMZCXC9bnGnV3WSl-Ypcf-00mezdQYFsNyc4hYWYYWpdYVOGnro8O092V7PcndgK2yV8be8-bwRQjmwxqvkx8Zsm0f71EeIMsFwg1/s1600/Dica+expressa+-+Postagem.png)
A Dica Expressa em seu primeiro expresso
recorre à arte para compreender mais sobre a legitimidade dos movimentos
antirracistas. Então pegue sua caneca de café e confira as dicas de
filmes e séries disponíveis na Netflix. Ao final teremos um Combo
expresso com indicações de personalidade e livro além do Expresso
extra: um blog indicando outro blog.
Filmes
13ª Emenda
A 13ª Emenda (2016), da diretora Ava DuVernay (mesma direção da série “Olhos que Condenam”), juntamente com Spencer Averick, retrata o quanto o sistema Norte Americano, desde o início da sociedade, desvalida criminaliza e mata a população negra. A grande corrupção e racismo que se destacam na superlotação do sistema carcerário dos Estados Unidos e no péssimo tratamento aos presos são umas das críticas do documentário.O debate é conduzido com fatos históricos desde a escravidão até fatos mais atuais. Trazendo voz para ativistas, políticos e estudiosos do assunto.
Moonlight
Dirigido e roteirizado por Barry Jenkins em conjunto com Tarrel Alvin McCraney, Moonlight (2016), vencedor do Oscar de melhor filme, conta a história em três atos de Chiron (Alex Hibbert/Ashton Sanders/Trevante Rhodes), sua infância difícil lidando com uma mãe viciada em drogas na qual encontra conforto no traficante Juan (Mahershala Ali). A descoberta de sua homossexualidade, o bullying que sofre dos seus colegas e a vida adulta onde se adapta as escolhas que a vida fez por ele. Moonlight é um retrato direto do racismo e homofobia na sociedade americana, contando com extrema sensibilidade e grandes atuações como todas as personagens são afetadas pelo meio que vivem, vale destacar que o filme foi indicado em 8 categorias do Oscar e venceu também por roteiro adaptado e melhor ator coadjuvante para Ali.
Séries
Orange is the new Black
Um dos primeiros sucessos originais da Netflix com sete temporadas, a série traz um legado de diversidade e conscientização racial. Orange Is The New Black (2013-2019) se passa em um presídio feminino, retratando histórias de mulheres encarceradas nos Estados Unidos. Baseada na vida real de Piper Chapman, contendo diversos debates sobre assuntos relacionados aos movimentos LGBTQI+, sistema carcerário e o racismo estrutural e institucional. Algo interessante é que a Uzo Aduba que vive a famosa “Crazy Eyes” na série, (sua interpretação como a detenta que sofre com transtornos psicológicos) estava quase desistindo da carreira de atriz quando soube que havia conseguido o papel de Suzanne Warren.
Cara gente branca
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgGe9vBHRmULMQ08DYee9tJ2TblfYuvuOlVDCgM1KFRG9ipEj2Z2sZysuBr1g49hCz41MtYDhyphenhyphenoEfTDbnMQ3PpbubLRD9Uvu_OFmcJoWF74q1zJalJJNg53v0fhM1p2gagxThcS3mvOuOwr/s1600/Cara+gente+branca.png)
Partindo para sua quarta e última temporada na Netflix, Cara Gente Branca expõe o racismo estrutural e institucional, colocando na tela vários e vários momentos que retratam com fidelidade a realidade de preconceito. Baseada em filme homônimo de 2014, a série conta como Sam White (Logan Browning) e seus colegas lidam com o fato de estudarem numa universidade predominantemente branca. Vale a pena conferir as diversas nuances tratadas na obra.
Combo expresso
Personalidade
Marielle Franco
Entre tantas figuras célebres na luta pelos direitos civis, a brasileira, socióloga e vereadora pelo estado do Rio de Janeiro Marielle Franco é a nossa personalidade do Dica expressa, que além de ser um símbolo feminista e antirracista é força e inspiração para muitos.
Ela foi assassinada brutalmente em 14 de março de 2018 junto do seu motorista Anderson Gomes. Mulher negra de origem humilde e lésbica, sempre colocou como marca do seu trabalho o questionamento quanto ao que a sociedade impunha para as pessoas menos favorecidas, batendo de frente muitas vezes com os ricos, brancos e corruptos. Marielle se fez e se faz presente na luta diária de milhões de brasileiros marginalizados por uma construção histórica, estrutural e institucional.
Quem mandou matar Marielle? É uma pergunta que ainda não tem respostas após mais de dois anos do crime, o que deixa ainda mais claro a parcimônia do poder público com as investigações quanto a morte do povo negro de nosso país. Até quando?
Marielle é e sempre será presente, pois é na luta de pessoas como ela que reside a esperança de melhorias das condições das pessoas negras, mulheres, LGBTQI+ e tantos outros que são deixados de lado pela pátria que os pariu.
Ainda sobre o legado de Marielle fica a recomendação da reportagem do Brasil de Fato: https://www.brasildefato.com.br/2020/03/13/o-legado-de-marielle-franco-inspira-lutas-pelo-brasil-e-pelo-mundo
Instituto Marielle Franco: https://www.institutomariellefranco.org/
Livro
Pequeno manual antirracista (Djamila Ribeiro)
Líder dos livros não ficcionais mais vendidos no Brasil, "Pequeno Manual Antirracista" trata em 10 capítulos curtos e diretos quais os fatores e ações para se juntar a causa antirracista, extremamente didático a obra procura expor que é necessário informar-se para agir efetivamente contra esse preconceito enraizado em nossa sociedade. Djamila é um dos principais expoentes da luta antirracista no Brasil, a filósofa é contundente em suas palavras e atos, em sua página no Instagram, em entrevistas, manifestações, no seu trabalho como acadêmica e como escritora inclusive com mais dois livros na lista supracitada Quem tem medo do feminismo negro? e Lugar de Fala.
Expresso extra: um blog indicando outro blog
Desabafo social
A indicação do blog é o Desabafo
social, sua idealizadora é Monique Evelle. O desabafo social surgiu em 2011 em
forma de grêmio estudantil e se tornou um projeto editorial com imersão em
temas que impactam o comportamento e as relações humanas. Passando por temas
que falam de gênero, raça, saúde mental, empreendedorismo e muitos mais. Hoje é
um laboratório de tecnologias sociais aplicadas à geração de renda, comunicação
e educação.
Vale a pena conferir!
Caro leitor você deve conhecer aquele
ditado "isso vai dar muito pano pra manga", então temos convicção que
esse tema "dar muito coador de pano pra café", poderíamos ficar
tomando um cafezinho por um bom tempo com indicações de filmes, séries etc que
abordam o assunto... Aliás você conhece? Coloca nos comentários, estamos
aguardando suas sugestões!
Nenhum comentário:
Postar um comentário